top of page

O Programa

Eco-Escolas

Os 7 Passos

O Programa Eco-Escolas assenta numa metodologia dos 7 passos:

  1. Conselho Eco-Escolas

  2. Auditoria Ambiental

  3. Plano de Ação

  4. Trabalho Curricular

  5. Monitorização e Avaliação

  6. Envolvimento da Comunidade

  7. Eco-Código

Fonte: https://ecoescolas.abae.pt

Conselho Eco-Escola

O Conselho Eco-Escola é a força motriz do projeto e deve assegurar a execução dos outros elementos. Ao Conselho Eco-Escola cabe-lhe mais especificamente implementar a auditoria ambiental, discutir o plano de acção, monitorizar e avaliar as atividades bem como coordenar as formas de divulgação do Programa na escola e Comunidade.

Fonte: https://ecoescolas.abae.pt

Constituição do Conselho Eco-Escola 2017-2018

  • 3 Professores

  • 17 alunos (delegados de turma do 2º e 3º Ciclos)

  • 1 representante da Direção

  • 1 representante dos Pais

  • 1 representante do pessoal auxiliar de ação educativa 

  • 1 representante da Junta de Freguesia de Carnide

Auditoria

A auditoria ambiental pretende constituir uma ferramenta de diagnóstico mas também de avaliação. Com este diagnóstico poder-se-ão detetar quais as áreas que deverão ser alvo de melhoria. O Plano de Acção é dinâmico, pelo que, durante a sua execução e, caso seja necessário, deverão ser introduzidos ajustamentos.

Fonte: https://ecoescolas.abae.pt

Plano de Ação

O planeamento de ações constitui a principal estratégia de abordagem dos diversos temas de trabalho, quer se trate dos temas base – água resíduos, energia - ou dos temas complementares – transportes, ruído, espaços exteriores, agricultura biológica, biodiversidade, alterações climáticas ou de outros temas relativos ao desenvolvimento sustentável.

Fonte: https://ecoescolas.abae.pt

Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação

O trabalho curricular relaciona-se com o Plano de Acção. A abordagem temática deve ser articulada com as matérias curriculares e ser posto em evidência o esforço de integração do Programa no trabalho curricular e no Projecto Educativo da Escola e das turmas .

A monitorização, feita através de um conjunto de indicadores, é uma componente importante em todo o processo e é uma das tarefas que o Conselho Eco-Escola deve coordenar. Deve existir o envolvimento dos alunos no processo de monitorização das ações previstas no Plano de Acção. 

Fonte: https://ecoescolas.abae.pt

Envolvimento da Comunidade

É fundamental o envolvimento de toda a Escola e da Comunidade Local. Esse objetivo pode ser alcançado através da realização de: exposições, colóquios, concursos, festas e outros eventos especiais, por forma a focar a atenção da comunidade no trabalho desenvolvido, realçando a evolução do desempenho ambiental da escola.

Fonte: https://ecoescolas.abae.pt

Eco-Código

O Eco-Código é uma declaração de objetivos traduzidos por ações concretas que todos os membros da escola devem seguir. Cada mandamento deve antes descrever uma ação concreta a cumprir por todos os elementos da comunidade escolar: alunos, professores e funcionários. 

Fonte: https://ecoescolas.abae.pt

bottom of page